(85) 3246 9627
banner interno

O Centiser apoia a divulgação do livro “Jesus de Nazaré, um ser humano como nós”, disponibilizando alguns exemplares para venda

 

O livro do Pe. Lenaers destina-se a um público bem específico: pessoas com mentalidade moderna, crentes e descrentes. A mentalidade moderna vê o mundo como autônomo, isto é, regido por leis naturais inerentes a ele. Para ela, os fenômenos empíricos são explicados de forma satisfatória pelas ciências. Não recorre mais aos mitos religiosos para explicar a origem e o funcionamento do universo. Não aceita mais intervenções milagrosas arbitrárias a partir de um mundo paralelo que contradizem os resultados da pesquisa científica. Para uma mentalidade moderna está claro que homens não andam sobre água, que um indivíduo morto e sepultado há 4 dias não pode sair de sua tumba, que água não vira vinho de repente, que nenhuma concepção é biologicamente possível sem a união entre um espermatozoide e um óvulo, que nenhuma mãe permanece virgem.

Isto significa que a imagem tradicional de Jesus veiculada pelas igrejas cristãs não diz mais nada para pessoas imbuídas desta mentalidade. Todo o discurso dogmático sobre a encarnação da 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho Unigênito de Deus, que teria “descido do céu” e tomado sua habitação no homem Jesus de Nazaré, cai em descrédito onde a cosmovisão não for mais tripartida, dividida entre céu, terra e inferno. Os termos usados pelo Credo Apostólico – “desceu à mansão dos mortos (Hades/Inferno), ressuscitou ao 3º dia, subiu aos céus” – pertencem irremediavelmente a uma visão de mundo antiga e ultrapassada. Não é possível evangelizar os “modernos areópagos” secularizados com uma linguagem hoje desmascarada como mitológica e ingênua.

Se as igrejas cristãs quiserem anunciar um Jesus crível para pessoas secularizadas e apresentar uma proposta de vida cristã relevante para o mundo hodierno, elas precisam mudar radicalmente sua compreensão do mistério de como o Divino pode aparecer na realidade humana. É o que tenta, com grande destemor, mas também com enorme sensibilidade o jesuíta belga Roger Lenaers. Ele nos ensina a ler a principal fonte de informação acerca de Cristo, o Novo Testamento, com os olhos de um crente moderno, esclarecido e crítico: mostra que os evangelhos não são biografias de Jesus, mas releituras piedosas e apaixonadas da excelência de sua vida à luz das Escrituras hebraicas, da liturgia judaica ou influenciadas por algum mito gentílico.

Ao longo de seis capítulos Lenaers percorre os escassos dados neotestamentários para compor um quadro crível da atividade pública de Jesus e para responder, da forma mais honesta possível, a pergunta-título: O homem de Nazaré teria sido um ser humano igual a nós? – Em certo sentido, sim: Ele teve pai e mãe biológicos, foi filho de seu tempo, marcado pela mentalidade de sua época e de seu povo, não era onipotente nem onisciente, não tinha poderes sobrenaturais nem origem extraterrestre, experimentou dúvidas e tentações terríveis, medo de uma morte violenta e frustração diante da incompreensão dos correligionários. Em outro sentido, não foi como nós costumamos ser: Deixou-se penetrar como nenhum outro por uma benevolência e misericórdia sem limites, espalhando ao seu redor uma atmosfera de perdão das falhas e coragem para recomeçar. Soube fazer de sua curta vida uma dádiva, uma bênção para os necessitados, doando-se aos seus semelhantes em medida generosa, transbordante. Revelou uma inaudita independência e liberdade diante da opinião pública e das instituições religiosas e políticas do seu país, o que fez com que fosse temido e difamado pelas autoridades. Lenaers reconhece a presença do divino Amor em Jesus, não por uma diferença metafísica que tornasse Jesus único e sobre-humano, mas pelo grau extremo com que aquele ser humano se abriu à dinâmica, à força, ao poder do AMOR QUE A TUDO SUSTENTA. Abrir-se confiantemente a esta força é o caminho, a verdade, a vida para a humanidade.

logo rodape

Empenhamo-nos na conjugação da competência profissional com a cordial leveza, com o equilíbrio relacional e com o desejo dos nossos clientes para construirmos Saúde para Viver Feliz!

Entre em contato com o Centiser

(85) 3246 9627

icone do whatsapp (85)9 9982-3721
Top