(85) 3246 9627
banner interno

Ergoespirometria

A ergoespirometria, termo derivado da escola germânica, é a combinação da espirometria com a ergometria, tornando-se um exame capaz de precisar com padrão ouro, ou seja, com uma grande fidelidade, dados como Vo2Máx e limiar anaeróbico.

Entende-se por Vo2 máximo o maior volume de oxigênio por unidade de tempo que o individuo consegue captar respirando o ar atmosférico durante o exercício, sendo alcançado quando se atinge níveis máximos de débito cardíaco e de extração periférica de oxigênio.

O Vo2 máximo tem como fatores determinantes sexo, idade, hereditariedade, treinamento de resistência aeróbica, poluição, altitude, doenças cardiovasculares e pulmonares.

O limiar anaeróbico é estabelecido no momento do exercício em que ocorre uma produção maior de gás carbônico em relação ao consumo de oxigênio, ocorrendo uma quebra na produção/reabsorção do ácido lático. Estes dados podem ser relacionados à velocidade em km/h e em batimentos cardíacos por minuto.

Podendo estes dados serem relacionados à velocidade em Km/h e em batimentos cardíacos por minutos.

Dispondo destas informações é possível para o médico do esporte, juntamente com outros dados clínicos e da história do paciente, estabelecer uma zona alvo precisa para um treinamento, visando a melhora da performance ou redução de massa gorda.

A sua aplicabilidade transcende o meio desportivo, pois é indicada para:

• Quantificar precisamente a condição aeróbica;
• Determinar o limiar anaeróbico;
• Mensurar resultados de intervenções terapêuticas sobre a capacidade de exercitar-se;
• Avaliar o inotropismo cardíaco ao esforço de modo não invasivo;
• Avaliar a relação ventilação-perfusão durante o esforço;
• Determinar a eficiência mecânica durante o exercício;
• Determinar a etiologia da dispnéia e da intolerância ao esforço dentre outros.

O ideal é que qualquer pessoa antes de iniciar um programa de exercício físico, independente dos objetivos almejados, seja submetida a uma avaliação de um médico do esporte habilitado em ergoepirometria, para mensurar de forma direta seu Vo2 Máx e limiar anaeróbico pela ergoespirometria, pois além de ter dados precisos para realizar o exercício, através da sua zona alvo, minimizando as complicações oriundas destas práticas.

No Centiser, o Dr. Flávio Henrique Macedo Pinto (CRM 5655), realiza a ergoespirometria juntamente com a mensuração de composição corpórea por cineantropometria e por bioimpedanciometria.

Profissionais:

Dr. Flávio Henrique Macedo Pinto CRM 5655
Medicina do Esporte, Ortopedia e Traumatologia.
Horário
Segunda-feira: 14:30h ás 18:30h
Quarta-feira: 07:30h ás 11:30h
Quinta-feira: 14:30h ás 18:30h
Convênios
Fachesf ambulatorial, Hapvida, Plan-assiste, Postal Saúde(Correios), Serpro

Dr. Francisco Glay da Rocha Maranhão CRM 5667
Horário
terça-feira: 14h ás 18h
Sexta-feira: 14h às 18h
Convênios
Unimed

logo rodape

Empenhamo-nos na conjugação da competência profissional com a cordial leveza, com o equilíbrio relacional e com o desejo dos nossos clientes para construirmos Saúde para Viver Feliz!

Entre em contato com o Centiser

(85) 3246 9627

icone do whatsapp (85)9 9982-3721
Top