(85) 3246 9627
banner interno

Nutrição esportiva

A expansão do conhecimento científico tem conferido à nutrição esportiva fenomenais avanços nas últimas décadas. O que tem possibilitado aos nutricionistas esportivos desenvolverem estratégias nutricionais que visem aumentar o desempenho de atletas e/ou desportistas nas mais variadas modalidades.

No esporte moderno o melhor resultado alcançado por cada atleta é obtido por meio de muito esforço, disciplina e o uso de ferramentas adequadas para cada esporte. No entanto, esses fatores geralmente estão nivelados nos atletas de alto nível.

Neste âmbito, práticas nutricionais corretas são determinantes para alcançar os objetivos traçados, seja em nível competitivo, ou simplesmente na melhora do rendimento no esporte praticado pelo indivíduo. Desta forma, fornecer aos indivíduos nutrientes em quantidades adequadas podem contribuir para:

– Melhora na composição corporal, com aumento de musculatura e redução de gordura corporal;
– Otimização das vias metabólicas com conseguinte ganho na capacidade cardiovascular e força muscular;
– Melhora no tempo de recuperação do desportista após as sessões de treino;
– Redução no risco de lesões por garantir o adequado anabolismo tecidual a partir dos tecidos lesados durante o treinamento;
– Manutenção da massa óssea, prevenindo a osteopenia, e, por conseguinte a osteoporose;
– Melhora de indicadores bioquímicos, tais como colesterol, glicemia, triglicerídeos, e etc.;
– E obviamente a melhora na saúde geral do atleta e/ou desportista.

Além disso, práticas nutricionais adequadas podem prevenir o aparecimento de doenças crônico-degenerativas, e ainda danos causados pela produção excessiva de radicais livres, aos quais os atletas de endurance estão expostos.

A nutrição esportiva não visa somente àqueles indivíduos atletas, mas também os que realizam práticas esportivas regulares, como o intuito de se manterem ativos fisicamente e promoverem o bem estar físico e mental, uma vez que o sedentarismo e a má alimentação são responsáveis pela maioria das doenças crônico-degenerativas, tais como: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, inclusive alguns tipos de cânceres. Os indicadores de saúde pública demonstram a necessidade urgente de mudanças no estilo de vida, e estas mudanças passam necessariamente pelo fim do sedentarismo e pela busca de hábitos alimentares saudáveis.

Profissional:

Dr. Sérgio Fonteles CRN 2577
Nutricionista
Horário
Segunda, Terça e Quinta: 9h às 12h / 13h às 18h
Quarta: 9h às 12h / 13h às 17:30h
Convênios
Somente Particular

logo rodape

Empenhamo-nos na conjugação da competência profissional com a cordial leveza, com o equilíbrio relacional e com o desejo dos nossos clientes para construirmos Saúde para Viver Feliz!

Entre em contato com o Centiser

(85) 3246 9627

icone do whatsapp (85)9 9982-3721
Top