Muitos pacientes, quando chegam ao consultório, relatam sentir dor há vários anos. As mais comuns são as dores na região lombar e cervical, seguidas de dores no joelho e quadril. Quando essa dor aparece, o paciente costuma utilizar alguma medicação e seguir convivendo com o desconforto. Até que a dor não alivia mais com o uso de medicações, passando a ocorrer todos os dias e interferir nas suas atividades diárias, como trabalho, lazer e, muitas vezes, na hora de dormir. Dessa maneira, ocorre uma diminuição na qualidade de vida e perda do prazer em realizar suas tarefas diárias, pois a dor passa a lhe tomar toda a atenção, alterando inclusive o humor, pois convenhamos, ninguém fica feliz sentindo dor! Apesar disso, raramente o paciente busca tratamento enquanto a dor é pequena e mais fácil de resolver. O foco da fisioterapia é buscar entender a origem dessa dor para então poder tratá-la.

Um dos diferenciais do método de Reeducação Postural Global, criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, está relacionado ao fato de tratar o indivíduo, não à doença. Pois a dor já é, na maioria dos casos, uma consequência de um mal-uso das suas articulações. Atividades realizadas com uma postura inadequada, repetidas várias vezes ao dia, por anos, vão machucando o nosso corpo.

Nossos músculos devem ser igualmente fortes, alongados e relaxados, caso contrário teremos desequilíbrios musculares que vão refletir diretamente na posição de nossas articulações, levando a mesma a trabalhar de forma incorreta! Às vezes, basta um movimento para a dor aparecer e permanecer por alguns dias. Durante a avaliação postural diária que é feita no consultório é possível identificar esses desequilíbrios e tratá-los para então a articulação trabalhar sem sobrecarga e não gerar desconforto.

Aprender a usar o nosso corpo da forma correta é a única forma de prevenir e tratar as dores articulares de forma definitiva.


Dra. Mayara Viana Carneiro
Trabalha com Terapia Manual e RPG.
CREFITO 172560-F