A fisioterapia aquática, ou como é mais conhecida hidroterapia, é uma das especialidade da fisioterapia que tem como principal recurso o meio aquático e suas propriedades. Esses efeitos variam de acordo com a temperatura da água, em torno de 32° a 34°C, a duração do tratamento e o tipo de exercícios realizados. As atividades podem ser realizadas em grupo ou individualmente, sempre acompanhada por um fisioterapeuta.

 

Dado o próprio processo de senescência ou envelhecimento, o nosso organismo passa por um conjunto de modificações físicas e estruturais tais como: diminuição da força e da massa muscular, redução da massa óssea, da flexibilidade, do equilíbrio e da coordenação motora, bem como alterações cardíacas, respiratórias e osteoarticulares.

 

Quais mudanças naturais do ciclo vital, às vezes, ocorrem acompanhadas de desconfortos físicos que podem ser minimizados ou excluídos com a prática regular de fisioterapia aquática para o idoso. Cujas vantagens destaco, a seguir.

 

Devido as atividades serem realizadas em um meio aquecido, é possível proporcionar um relaxamento muscular, alívio das dores, aumento da tolerância aos exercícios, redução dos músculos paralisados, melhora da circulação sanguínea, aumento da flexibilidade e a redução de contraturas.

 

A força do empuxo ou flutuação que a água exerce é importante para a população idosa, pois reduz a sobrecarga articular, sendo possível realizar exercícios mais específicos de fortalecimento, de ganho de amplitude articular, de equilíbrio e coordenação motora, como também a caminhada. Oferece menos riscos de queda, lesões e fraturas. Tudo sem que haja sobrecarga articular como acontece no solo.

 

A fisioterapia aquática é de grande importância na prevenção e reabilitação das deformidades articulares causadas pelo processo de envelhecimento, também irá agir na redução da dor, melhora da mobilidade articular, proporcionando um bem-estar, consequentemente melhora da autoestima e da qualidade de vida.

 

Referências: Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática. Disponível em:
http://abfaquatica.com.br/atuacao/. Acessado em: mar 2019.
Campion, Margaret R. Hidroterapia: Princípios e Prática. 2. Ed. São Paulo:
Manole, 2000.


Fisioterapeuta Maria Juliana M. Costa
CREFITO 228592- F
Trabalha com Fisioterapia Aquática para idoso, gestantes e reabilitação motora.