Nos dias atuais, têm-se observado uma busca à qualidade de vida, o “cuidar de si”, e mais pessoas estão praticando exercícios físicos. Vê-se uma procura cada vez maior pela musculação, seja pelos benefícios estéticos, seja pelos benefícios cardiovasculares. Entretanto, cuidados na realização dos exercícios são necessários para evitar lesões ortopédicas.

Além da observação na carga, bem como na efetivação das séries/repetições, é primordial que se respeite a individualidade física de cada paciente. No ombro, a dor pode ser causada pela sobrecarga dos músculos do manguito rotador ou vir desde a região cervical e torácica, passando pela clavícula e escápula (o que chamam de “pá”), podendo ser sentida também no braço, cotovelo, antebraço e  mão, de forma isolada ou associada.

Mas “nem todos os ombros são iguais”, a padronização impessoal do treinamento pode gerar desconforto ou dor, tanto durante a musculação quanto mesmo após sair da academia, podendo por vezes atrapalhar não apenas o treinamento em si, mas também afetar atividades da vida diária. Na maioria dos casos, a orientação do profissional de educação física dentro da academia já é suficiente para a correção do treinamento, mas na persistência do quadro doloroso recomenda-se avaliação médica.


Dr. Renato Fernandes Fontenele
Ortopedista Especialista em Ombro e Cotovelo
CRM 7278