Quando um paciente sente dor na região cervical com frequência, ele pode adotar uma postura de defesa e de rigidez dos movimentos, que diminui a mobilidade do pescoço e aumenta a tensão da musculatura cervical, podendo também abranger a região do ombro e, nos casos mais graves ou prolongados, irradiar para todo o membro superior.

 

Essas dores têm afastado muitas pessoas de suas atividades de trabalho, de esporte e de lazer. Tarefas simples, como digitar, dirigir e assistir à TV, tornam-se os momentos sobre os quais os pacientes relatam maiores desconfortos. É preciso realizar uma avaliação fisioterápica de modo a observar as alterações que podem ser responsáveis por essa queixa, investigando se a dor é decorrente de um trauma muscular, articular ou de problemas posturais.

 

O RPG busca identificar a causa e não apenas tratar os sintomas, isso ajuda a aliviar essas dores de forma permanente, melhorando a
qualidade de vida dos pacientes. Períodos prolongados na mesma posição associados à postura inadequada podem gerar desconfortos, sobrecarregando a coluna vertebral, favorecendo o aparecimento dos desvios posturais, diminuindo a produtividade nas atividades laborais, assim como limitações nas tarefas do cotidiano, reduzindo a qualidade de vida e aumentando os índices de absenteísmos e afastamentos do trabalho.

 

A função do RPG (Reeducação Postural Global) é tornar essa postura correta o mais confortável possível, pois é uma técnica eficaz na prevenção e/ou tratamento de dores e alterações posturais, abordando o indivíduo de forma global e não apenas mantendo o foco do trabalho na queixa localizada. Através das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, este método trata as desarmonias do corpo humano, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, corrigindo as alterações posturais e aliviando os desconfortos.

A postura correta pode ser considerada aquela postura que não envolve esforço muscular, não causa dor e nem cansaço, mantendo-se ereto com facilidade.

 

 


Dra. Mayara Viana Carneiro
Trabalha com Terapia Manual e RPG
CREFITO 172560-F