Turbine seu sistema imunológico! Saiba que alimentos você deve comer para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

Por que a alimentação é tão importante para o nosso sistema imunológico? Por que se alimentar bem nos ajuda a combater processos infecciosos?

Porque o sistema imune é totalmente dependente dos nutrientes ingeridos na dieta para exercer a sua função de nos defender das doenças.

Um sistema imunológico que funcione bem é essencial para proteger o organismo de agentes infecciosos, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas existentes no ambiente e de outros insultos nocivos.

É um sistema complexo, que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção.

Todas essas células precisam do suporte de nutrientes para funcionarem bem.  Alguns nutrientes se destacam pelos seus efeitos na imunidade.

Zinco: Melhora a resposta imune e tem função anti-inflamatória.  Presente em carnes, aves, peixes, cereais integrais, feijão, soja.

Selênio:  Tem função antioxidante. Encontrado principalmente nas oleaginosas como Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amêndoas e Nozes.

Vitamina C:  É antioxidante e melhora a resposta à infecções respiratórias. Algumas das fontes de vitamina C são a acerola, laranja, tangerina, limão e goiaba.

Vitamina A: Ativa a função imune. Fontes dessa vitamina são os alimentos amarelo-alaranjados (jerimum, cenoura, damasco), alimentos verde escuros (brócolis, couve folha) e avermelhados (tomate, morango, amora).

Vitamina D:  Regula a resposta imune. A melhor forma de aumentar os níveis de vitamina D no nosso corpo é através da exposição solar segura e eficiente. A suplementação também pode ser válida e existem algumas fontes alimentares de vitamina D como os ovos, atum e fígado.

Vitamina E:  Protege nossas membranas celulares e tem função antioxidante. As principais fontes de vitamina E são gérmen do trigo, óleos vegetais (girassol, algodão, azeite de oliva), abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim), gema de ovo e grãos.

Pro bióticos: São microrganismos que moram no nosso intestino e podem auxiliar na resposta imunológica. Encontrado em suplementos, iogurtes e leite fermentado.

Vitamina B12: Importante para a multiplicação das células imunes. Encontrado em carnes, peixes do fundo do mar (salmão, sardinha, atum), ovos, leites e derivados.

Ômega 3:  gordura associada a redução da inflamação e melhora da resposta imune. Os peixes do fundo do mar (salmão, sardinha, atum) são boas fontes de ômega 3. Sementes de chia e de linhaça também são importantes fontes de ômega 3.

Existem ainda algumas especiarias que também possuem efeitos benéficos sobre a imunidade, como o alho (que possui a alicina, produto antibacteriano), gengibre (ação antisséptica) e cogumelos (possui substâncias que aumentam o número de células imunes).

Variar entre esses alimentos parece ser a melhor estratégia para melhorar a imunidade e evitar processos infecciosos.


Luan Bessa
CRN 21747