Estamos vivendo, desde o final de 2019, uma pandemia causada pelo COVID-19 (coronavirus-19).

Ainda temos um longo caminho de investigação e estudo sobre as repercussões dessa infecção no organismo humano, mas já sabemos que alguns pacientes pós-covid 19, independente do grau de acometimento pulmonar, cursam com diminuição do condicionamento físico, cansaço respiratório e diminuição funcional, que podem gerar dificuldade na execução de tarefas simples como tomar banho, alimentar-se, caminhar e trabalhar.

Isso ocorre devido ao processo inflamatório sistêmico. Temos observado comprometimento dos sistemas respiratório, (caracterizado com doença restritiva pulmonar, com diminuição dos volumes e capacidades pulmonares), muscular (com grande perda de massa muscular e fadiga), neurológico (cefaleia, vertigem, encefalite, AVC…) e cardíaco (Arritmias, valvulopatias, hipotensão…).

Esse quadro tem sido chamado de síndrome pós-covid e a fisioterapia atua diretamente na reabilitação dessas sequelas.

Através de uma avaliação cinético-funcional, verificamos os sistemas comprometidos e traçamos um plano terapêutico.

A hidroterapia pode fazer parte da reabilitação pós-covid, acelerando o processo, uma vez que a água proporciona um ambiente seguro e confortável para trabalhar ganho de força muscular, melhora do equilíbrio e coordenação, treino de marcha e atividade aeróbica.

Também podemos tratar na fisioterapia aquática pacientes com FAUTI (fraqueza muscular adquirida na UTI) de forma precoce, pois a força do empuxo, fornecida pela água, anula parcialmente a força da gravidade, permitindo movimentos com maior facilidade e amplitude, favorecendo a marcha e o ganho de força.

Todo trabalho de ganho de força, resistência e equilíbrio dentro da água, pode e deve ser associado a exercícios respiratórios, melhorando a expansão pulmonar, oxigenação e força dos músculos inspiratórios.

A cada dia conhecemos mais um pouco dessa doença e suas consequências. Temos verificado que independente da gravidade dos sintomas (tratados em casa ou em ambiente hospitalar), os pacientes estão evoluindo com grande diminuição da qualidade de vida. A fisioterapia, através de uma avaliação minuciosa da funcionalidade pode contribuir positivamente na reabilitação desses pacientes.


Raquel Moura, Fisioterapeuta
(CREFITO 169338-F)