Dietas Low ou Zero carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o músculo esquelético em atividade e são primordiais para o aumento da performance. Além disso, um bom consumo de carboidratos está associado a uma maior preservação das proteínas musculares e é o principal combustível para o sistema nervoso central.

  • Baixo consumo de frutas, verduras e legumes. Essas classes de alimentos geralmente são associadas ao processo de emagrecimento, porém, elas são extremamente úteis para o processo de desenvolvimento de performance física, pois ofertam em boas proporções vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos dos alimentos, todos úteis direta ou indiretamente nas adaptações musculares ao exercício físico e consequentemente na performance.
  • Consumo inadequado de proteínas. Isso pode dificultar o desenvolvimento, recuperação e facilitar processos de lesão muscular. Um bom consumo de proteínas também está associado ao processo de hipertrofia muscular, melhorando o desempenho físico. Importante consumir uma boa variedade de proteínas, mesclando fontes de proteína animal e vegetal.
  • Baixo consumo de gorduras. As gorduras são fundamentais para diversos processos celulares, inclusive na célula muscular. É uma fonte de energia durante a atividade física, pode ter efeitos anti-inflamatórios que reduzem a dor e fadiga pós treinamento, além de desempenhar um fator protetor a membrana externa do músculo. Também são fundamentais para a produção de hormônios associados a performance física, como o cortisol e a testosterona.
  • Ingestão hídrica inadequada. Um adequado consumo de líquidos promove controle na temperatura corporal adequado durante o exercício físico, proporcionando maior rendimento ao praticante. Além disso, a água é importante em diversas reações químicas no nosso metabolismo, tornando seu consumo adequado útil ao bem-estar.
  • Comer muito próximo ao horário do exercício físico. Isso pode gerar um desconforto gastrointestinal que reduzirá a performance, podendo causar refluxo, regurgitação do conteúdo alimentar e até mesmo vômito.
  • Treinar em jejum. O treino intenso associado ao jejum não é recomendado. Essa observação é importante, pois o jejum depleta as nossas reservas energéticas, principalmente de carboidratos, o principal combustível para o exercício físico e para o sistema nervoso central.

    Luan Bessa
    Nutricionista. CRN 21747