Atualmente ocorre um consumo desorientado de frutas por conta da má interpretação de textos científicos que associam o consumo de frutose ARTIFICIAL ou sacarose (composta por frutose e glicose) em grandes quantidades a vários tipos de morbidades como obesidade, fígado gorduroso, hipertensão, diabetes e gota.  Porém, é necessário abrir os olhos quanto a isso, pois o nome frutose realmente é muito associado à fruta e, assim mais fácil de pensar que comer fruta faz mal. Por isso, serão esclarecidos, a seguir, alguns pontos importantes.

A frutose é um carboidrato simples encontrado nas frutas (porém não é o único tipo de carboidrato da fruta) em pequenas proporções que confere a fruta um sabor adocicado. Vale lembrar que a fruta é composta principalmente de água, possuindo também boas quantidades de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos dos alimentos o que confere a ela alta riqueza nutricional.  Dessa forma, há apenas uma pequena proporção de frutose nas frutas.

Embora a frutose seja encontrada naturalmente nas frutas, ela também pode ser criada artificialmente para ser usada como adoçante em alimentos processados, tipo refrigerantes, doces, biscoitos etc. Essa frutose acrescentada aos alimentos processados mostra prejuízo à saúde, mas já na forma de frutas inteiras, não.

Alguns estudos demonstram que a frutose artificial adicionada a alimentos está associada à hipertensão, já a frutose das frutas naturais, não. Outro estudo atesta que a restrição calórica envolvendo redução na ingestão de frutose artificial pode melhorar significativamente a síndrome metabólica em adultos obesos, e que isso ocorre mesmo se frutas naturais fossem administradas.

Em relação a indivíduos com pré diabetes ou diabetes, o consumo de frutas tem sido associado ao menor risco da doença, bem como, a menores complicações diabéticas e morte em indivíduos já diabéticos, conforme estudos mais recentes.

Dessa forma, a ingestão de frutas deve ser estimulada, principalmente as frescas ou congeladas, pois ao fazer sucos, é retirada boa parte do conteúdo de fibra alimentar, nutriente essencial para os consideráveis benefícios do consumo delas. As frutas secas também são bem-vindas ocasionalmente para a maioria das pessoas. Tenham cuidado com as frutas adicionadas de açúcares (enlatadas, glaceadas etc.). Variem bem o consumo de frutas, preparem vitaminas, sobremesas, saladas e principalmente, não renuncie a uma boa fruta fresca.


Luan Bessa
Nutricionista CRN 21747